Chomp! Muffin Light

Esse post foi lido 15086 vezes.

Desde Janeiro estamos seguindo a dieta South Beach. Perdi quase 7 quilos até agora, e estou 9 quilos distante da minha meta, que pretendo atingir até Agosto.

A dieta South Beach é mais uma reeducação alimentar do que uma dieta em si. Você aprende a eliminar açúcar refinado e farináceos do dia-a-dia. Coisas que não são boas pra você de qualquer maneira. A reeducação é individual, já que alimentos tem efeitos diferentes em cada um, e a gente vai aprendendo o que engorda, e assim passando a evitar esses produtos.

Por exemplo, Mr. W engorda mais quando come doces e açúcar. Eu engordo quando como batatas (incluindo batata-doce!) e muitas frutas durante a semana.

Outra coisa que a dieta tem feito é nos incentivado a cozinhar mais. A cultura aqui na Inglaterra é de muita comida pronta, congelada ou refrigerada, e se deixar você se acomoda, e acaba colocando pra dentro tudo que não presta. Depois da RA da South beach, passamos a ler as etiquetas dos pacotes de comida e o que tem de porcaria nos igredientes é inacreditável, então banimos completamente comida pronta, e agora até os hambúrguers são caseiros!

Toda semana eu seleciono receitas novas dos livros que temos aqui, e da coleção que fiz enquanto estava no Brasil mais o livro da Dona Benta que meu pai me deu. Descobrimos muitas receitas gostosas, e que são liberadas pela South Beach. Vou tentar ir colocando aqui caso vocês queiram tentar também :-D

A receita de hoje é de Muffin Light, do livro Cooking Well, e coloco devido aos pedidos incessantes (ok ok nem tanto :> ) de @LaraMartinsPa e @chrisclima depois de falei no Twitter que os Muffins ficaram de lamber os beiços:

Eu fiz de “blueberry” – que é traduzida para Mirtilo em Português, e vi que estão produzindo mesmo no Brasil agora. É uma frutinha roxa, da cor de jabuticaba, mas com textura de uva dentro. O legal de cozinhar com ela é que ela explode por causa do calor, e mistura o sabor na massa, fica uma delícia!

nomnomnom!

Lá vai então (eu mudei um pouco a receita do livro para diminuir mais ainda a quantidade de adoçante e margarina):

2,5 colheres de sopa cheias de margarina Becel light – aqui é margarina Flora Light

1 xícara de proteína em pó (tipo suplemento alimentício) de morango – aqui é Whey Protein

1 xícara de adoçante em pó

1 xícara de farinha de amêndoa ou amêmdoa em pó ou linhaça semente de linho em pó – aqui é Almond Flour ou Ground Almond / Flaxseed meal

1,5 colher de chá de fermento royal – aqui é baking powder

1/4 de colher de chá de sal

3 ovos

2 colheres de chá de extrato de baunilha

1 xícara de água fria

1 xícara de mirtilo – aqui é Blueberries

  • Preaquecer o forno 180 graus celsius – 350 graus fahrenheit
  • Exclua os mirtilos, e bata todos os ingredientes na batedeira usando intensidade média.
  • Quando os ingredientes estiverem com textura homogênea – a massa fica bem líquida não se preocupem! – jogue os mirtilos no meio e misture com uma colher. Lembre-se, tem que deixar as frutinhas inteiras, senão você vai acabar com uma massa rôxa!
  • Coloque a massa em uma forma de muffin não aderente (ou unte a sua forma)
  • Asse por 20-25 minutos

Pronto!

Importante: Os muffins que você não fôr comer em 1 semana, congele. Descobri que eles emboloram depois desse tempo :(

Rendeu 12 muffings grandes e mais 24 mini muffins que fiz usando as formas de mini cupcakes de silicone que tenho aqui. Não cresceu muito mas acho que é mais culpa da minha forma, que não é muito funda…

A receita na verdade pedia proteína de baunilha mas só tinha de morango e acabou dando um tcham a mais (como diria a minha mãe :P ) agora quero tentar fazer com proteína de banana com chocolate chips (sem açúcar), e com outras frutinhas no meio, morango, framboesa, etc…

Se vocês fizerem e der certo, me avisem, ou se der errado, podem escrever que eu reviso a receita e vejo o que pode ser que vocês fizeram errado :)

Muffão e muffinhos

0 clique(s)

7 comments to Chomp! Muffin Light

Leave a Reply