“Vê, estão voltando as flores…” (guia de sobrevivência à alergia que volta com elas)

Esse post foi lido 3788 vezes.

Hoje começa oficialmente a primavera no hemisfério Norte, e inclua-se aí a minha Terra da Rainha.

Chega a primavera pro prazer daqueles que destestam ter que se carregar de roupas pra sair no frio. Pro prazer de quem tem que madrugar e encarar as manhãs de geadas com ventinho na cara. Pro prazer de quem olha pela janela e vê nuvens branquinhas cobrindo o céu e sentem a depressão de mais um dia sem Sol. Chega a primavera pro prazer de quem tem que dirigir na neblina que deixa tudo com cara de filme de terror, com o tom misterioso que só o Reino Unido pode te dar.

Não sou uma dessas pessoas, amo o inverno, e pra falar a verdade esse inverno até que foi bem mequetrefe com dias lindos de céu límpido azul, pôr do Sol magníficos e pouca neve (boo! :-q ) Mas sou suspeita, eu adoro todas as estações dessa terrinha. Incluindo a Primavera, ora bolas, é claro!

Chega a primavera pros dedos verdes se colocarem em ação. É hora de preparar os jardins, renovar as sementes, cuidar das que estão sainda da hibernação.

Mais importante, é hora de voltar a tomar Sol. Hora de produzir vitamina D. Hora de sorrir, porque quando tá Sol, todo mundo fica feliz, há um desespero Britânico pelo Sol que a Boots (a rede de farmácias daqui) descreveu em sua propaganda de Verão melhor do que qualquer palavra poderia dizer:

httpv://www.youtube.com/watch?v=JsJynLpoT0U

Se o vídeo não funcionar, clique aqui

Só tem um probleminha. Com a Primavera, vem a hayfever. Traduzida como “febre do feno” é mais uma alergia ao pólen. Pólen das flores que saem por todos os lados nessa época. O pólen é expelido pelas árvores, arbustos, e simplesmentes flores que nascem pelo chão da Grã-Bretanha, como é o caso da Daffodil. E perseguem sofredores até o fim o verão e a chegada do Outono em alguns casos, como é o meu. E tem muito mais guris e gurias sofredores por aí, incluindo a @AleFerreira, que pediu dicas de remédios por aqui pra atacar essa irritação.

Depois de quase 10 anos na terrinha, eu aprendi que só tem como tentar se proteger da alergia. A cada ano tenho um sintoma diferente, desde só espirros e nariz escorrendo, até perda da voz e crises de bronquite.

Mas tem como tentar minimizar os sintomas, mesmo que não dê cabo de todos os eles ;)

Primeiro, quais são os sintomas da hayfever?

Parece um pouco com sinusite e rinite, pra falar a verdade. E não é porque você é alérgico no Brasil que vai ser aqui, eu por exemplo não tenho alergia do pólen no Brasil (por lá é mais a mudança brusca do tempo), mas tenho aqui. E conheço quem tem alergia lá e não aqui. Questão se sorte ou azar mesmo!  %%-

  • Ataque de espirros
  • Nariz entupido ou escorrendo
  • Olhos irritados, vermelhos ou com coceira
  • Coceira na garganta, boca, nariz e ouvidos

Menos frequentemente, os sintomas podem ser:

  • Perda de olfato
  • Dor no rosto
  • Suador
  • Dor de cabeça
  • Ataque de asma/bronquite
Como evitar?

1. O problema aqui é tão grave, que o serviço de previsão do tempo, oferece previsão da intensidade de Pólen também. Se você é sofredor, confira antes de sair de casa. Se os níveis estiverem altos, e se puder, nem saia. Feche as janelas e fique aproveitando o dia lindo de dentro de casa até os níveis de pólen baixarem.

Alguns sites que normalmente mostram o índice de pólen esperando no Reino Unido:

http://www.zirtek.co.uk/support/pollen_forecast.php

https://www.pollendiary.com/Phd/ – esse até te manda emails falando como o dia vai estar!

http://www.netweather.tv/index.cgi?action=pollen;sess=

http://www.metoffice.gov.uk/public/beta/weather/forecast/?tab=map (conferi com eles no Twitter e só vai aparecer no site a partir de 27 de Março esse ano)

2. Existem teorias de que comer o mel local ajuda a criar anticorpos contra a hayfever, já que ele é feito com abelhas que usariam o pólen local para fazer o mel. Mas eu nunca achei mel local pra testar.

Como medicar?

Ok, antes de falar como medicar, preciso dizer que vocês NUNCA devem se auto medicar. As dicas aqui são o que funcionam pra mim e o que eu sei que não vai me dar problema hein!

E não precisa nem ir no GP pra pedir o remédio certo, é só ir na farmácia (Boots, Superdrug, ou até supermecados como Asda, Tesco ou Sainsburys) e pedir auxílio no que seria melhor pra você, mas fica aqui a listinha do que pode ser usado.

1. Hayfever and Allergy Relief tablets

É vendido como normal ou Non-Drowsy (que não dá sono), que vem com cafeína.

Também tem a opção de One a Day (um por dia) ou Fast Relief que é uma dosagem menor que seria administrada a cada 4-6 horas, mas que age mais rápido.

Depois de testar dosagens mais fracas, a minha opção nos últimos anos é One-a-day Non-Drowsy. Compro o genérico mesmo (marca da farmácia ou do supermercado), tomo antes de sair de casa e acabo ficando só com os resquícios de espirros.

De novo, existem várias condições em que não se pode tomar o anti-histamínico, então sempre confira com o farmacêutico se você pode.

 2. Nasal Spray

Se você só afetado pelos espirros e dariz endupido, pode ir com o Spray que deve funcionar e colocar menos química no seu corpo.

3. Xarope (Syrup)

Mais para crianças ou pessoas com dificuldade para engolir as capsulas do tablet, tem a mesma composição, mas mais difícil de levar na bolsa pra quando a crise aparece do nada.

4. Colírios (Eye Drops)

Tive que usar um desses um ano porque o olho ficou terrível, mas só compro quando ataca forte mesmo. Se a hayfever só te afeta por te fazer lacrimejar, esse é o seu remédio!

3. Homeopatia e Ervas

Nunca testei mas queria. Se alguém fizer e der certo, me avisa :D

4. Cortisóide

Último caso e acho que aqui só vendem por receita, então você teria que ir no GP mesmo. É mais pra quando já passou do anti-histamínico, o famoso celestamine!

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Vale deixar uma notinha também, se você tiver falta de ar aqui, chame a ambulância (via 999) porque isso é prioridade pra eles. Depois de dois anos por aqui, eu não sabia disso, passei perrengue durante uma crise de bronquite em casa de madrugada à toa. Falta de ar é uma das coisas que te conseguem uma ambulância na porta de casa rapidinho!

É isso! Mas que a primavera seja aproveitada por todos, eu vou me entupir de remédio e sair por aí tomando um Solzinho quente na cara com chapéu e protetor solar!  <):)

 

1 clique(s)

4 comments to “Vê, estão voltando as flores…” (guia de sobrevivência à alergia que volta com elas)

  • Ana

    Oi Lelei! Eu também adoro o inverno, fico com mais disposiçao, o verao me deixa sem paciencia pelo calor. Muita gente se surpreende quando eu digo que nao sou de verao e sim de inverno, só pelo fato de eu ser brasileira. Enfim, no Brasil eu nunca tive alergia na primavera, comecei com isso quando me mudei pra Madrid, mas por evitar medicamento que me dava sonolencia entao parei, sofria um pouquinho até passar. Esperava meu corpo reacionar, mas as vezes a opçao era remédio.Fica bem xxx P.S: Mesmo assim, ADORO primavera ;-)

    • L.

      :)) Essa de não gostar de calor só porque eu sou brasileira, também passo. E de não poder tomar café! Tô dando sorte por enquanto e a hayfever tá passando longe, talvez porque tem chovido tanto, não sei. Tomara que esse seja livre de alergia pra nós duas! Beijo!

  • PAI CORUJA

    Parabéns pelo post. Mais uma vez você dá uma aula……Aqui nós estamos começando o Outono, estação que mais dá essa "gripezinhas" causadas por "viroses" (acho que virou desculpa de médicos, pois tudo é virose. Tanto que todas as vacinações, pelo menos as particulares, são dadas agora. Espero que você, aí na Inglaterra, e eu, aqui no Brasil, escapemos dessa. Beijos Beijos e Beijos………………………

    • L.

      Pai, obrigada de novo!! Sabe que aqui tudo é virose, e tudo é tratado com paracetamol. Santo paracetamol!! Rsrs. As vacinas aqui até que dão, mas eu nunca tomei, vou ver se tomo a próxima vez que tiverem dando na empresa. Tô escapando das alergias, espero que todo mundo tenha escapado das gripezinhas e viroses por aí. Beijos e saudades!!

Leave a Reply