Feriado? Que feriado?

Esse post foi lido 6874 vezes.

Uma coisa que o pessoal que não mora aqui sempre pergunta, é se “também é/foi/vai ser feriado por aí?” Infelizmente, a maioria das vezes, a resposta é não. Não, não tem feriado de Carnaval, não tem feriado de dia de Santo, não tem feriado de dia da Independência (por motivos óbvios né  :-D ) e por aí vai.

Hoje não é feriado e ontem não foi emendado, mas o feriado que temos no lugar não é chamado de dia do Trabalho, mas “Feriado do começo de Maio”, e é sempre a primeira segunda-feira do mês de Maio.

E quais feriados nós temos então? Bem, começa pelo fato que feriado aqui é meio móvel. Se cai em dia que não é sexta ou segunda-feira, eles fazem questão de mover pra próxima semana. Além disso, os feriados vão variar um pouco de país pra país. Às vezes o que é feriado aqui na Inglaterra, não é na Irlanda do Norte (onde eles não recebem por feriado, tem que tirar de férias!), ou na Escócia, e vice-versa. Então se você quiser saber direitinho antes de planejar viagem ou antes de reclamar que seu/ua amig/a não respondeu os emails, não entrou no twitter ou no messenger pra falar com você e deu uma sumida básica, olha o calendário oficial do Reino Unido aqui.

Feriado aqui é chamado de Bank Holiday – férias do Banco, literalmente – e seria o feriado financeiro, o dia que os funcionários do banco não vão trabalhar. Aqui a maioria das agências abrem de sábado, então talvez tenha alguma relação com esse fato (até os feriados que seriam Public Holidays – feriado público, que seriam feriados tradicionalmente e não porque o banco não abre, como Natal por exemplo – hoje em dia são chamados, erroneamente de Bank Holidays).

Mas em geral, os feriados da Inglaterra normalmente são:

Ano Novo: 1 de Janeiro (E se cai em final de semana, é transferido pra segunda-feira seguinte)

Sexta-feira Santa e Segunda-Feira de Páscoa (acompanha a sexta-feira santa do Brasil, mas adicione aí a Segunda-feira de Páscoa ao invés de ser só o Domingo)

Feriado da Primavera: Normalmente a última segunda-feira de Maio. – e normalmente o meu aniversário <:-P . Esse ano foi transferido pra primeira segunda-feira de Junho, já que o feriado do Jubileu de Diamante da Rainha “no poder” vai ser comemorado na terça-seguinte. E como bom britânicos que não concordam com a família real ainda estar sugando recursos financeiros, vamos nos mandar pra França esse ano  /:)

Feriado de Verão: Última segunda-feira de Agosto.

Natal e Boxing Day: Normalmente 25 e 26 de Dezembro, mas se um dos dois ou os dois dias caírem no final de semana, são empurrados pra próxima segunda-feira.

Então são só essas merrequinhas que temos de feriados. Sete dias por ano normalmente. Ano passado teve o casamento de Wills e Kate e esse ano tem o Jubileu da Beth, então tem mais uma lambujinha. Mas nem reclamo muito. Sei que os dias de trabalho são importantes para a economia e uma amiga me falou que no Brasil quase não se emenda mais, a não ser que você tire de férias, então não sei a quantas anda a “vida boa” na terra do arroz com feijão  :>

E por falar em trabalho, e dia do trabalho, fica aqui a minha contribuição, como toda socialista hipócrita e mequetrefe  X_X


Feita em 1895 pelo ilustrados  inglês Walter Crane, essa Guirlanda em comemoração ao dia do trabalho ainda é tão atual 117 depois!

Em destaque são os pontos que ele faz que eu acho mais importantes na socidade de hoje, que aliás anda tão pacata, tão aceitando tudo que lhe falam e lhe impõem, mas isso é assunto pra outro post.
Socialism means the most helpful and happy life for all: Socialismo significa a vida mais úitl e feliz para todos
A commonwealth when wealth is common: Uma nação quando a riqueza é comunitária
Art and Empolyment for all: Arte e emprego para todos
Hope in Work & Joy in Leisure: Esperança no Trabalho e Alegria no Lazer
Cooperation & Emolation, not competition: Cooperação e Concorrência, não competição.
Shorten Working Day & Lengthen Life: Dias de trabalho mais curtos, vida mais longa.
England should feed her own people: A Inglaterra deveria alimentar seu povo
The land for the people: A terra para o povo
Merrie England: Inglaterra Feliz
No people can be free while dependant for their bread: Ninguém pode ser livre enquanto dependente para conseguir seu pão.
The plogh is a better backbone than the factory: O trator é uma espinha melhor que a fábrica.
No child toilers: Não às crianças trabalhadoras
Production for use, not for profit: Produção para uso, não lucro
Solidarity For Work: Solidariedade para o trabalho
The cause of labour is the hope of the world: A causa do trabalho é a esperança do mundo.

Faz sentido não faz?

Feliz dia do Trabalho pra você trabalhor/a que tem dias de férias, hora extra paga, benefícios e um salário decente graças aos socialistas e sindicalistas de gerações passadas. Feliz Dia do Trabalho pra você que não está trabalhando, mas que sabe a importância do trabalho mais do que ninguém, espero que sua jornada até o próximo emprego seja curta e útil. Feliz dia do trabalho pra você que escolhe não trabalhar, que essa ecolha seja baseada na certeza de que seu serviço feito em casa ou na caridade te traz a paz, felicidade e segurança necessária para enfrentar uma jornada de liberdade psicológica, física e espiritual.

0 clique(s)

12 comments to Feriado? Que feriado?

  • Opaaa aniversário tá chegando então! Uhuu!!! =) É, feriado aqui, teve emenda ontem pelo menos onde eu trabalho, mas eu trocaria todos os feriados e emendas daqui por estar aí, vc sabe disso… Bom, quem sabe um dia…eheheh Muito papo pra botar em dia, hein!

    Bjooo

    Saudades!

    • L.

      Olha tá vendo, então cada empresa tem adotado uma política diferente, interessante!! E querendo colocar o papo em dia, vc sabe onde me achar hein ;) Beijos flor

  • Ana

    Oi Leleizinha :-) Por isso que a Inglaterra funciona! Há 5 anos na Espanha entendo o porque da atual crise, ma administração, a cultura de feriadao etc…O que mais tem aqui e feriado prolongado. xxx

  • Eu bem sinto falta dos feriados, mas prefiro os 25 dias uteis de ferias, podendo tirar quando quiser e nao contar final de semana no meio.

    Flor, olha o seu link oficial de feriados e voce vai ver que ano novo eh soh um dia mesmo… esse ano foi dia 2 de jan porque dia 1o foi final de semana. Mas feriado de ano novo eh soh um dia mesmo, ano que vem eh dia 1o, mas dia 2 a gente trabalha. (Acho que dia 2 eh feriado na Escocia). Sei que voce quer um dia extra de feriado, mas vai ser dificil convencer o chefe. huahuahua

    • L.

      Pronto arrumei :P E tava sim olhando a tabela da Escócia quando coloquei lá e conferi pro Twitter :-B Valeu o toque! Mas mesmo assim a contagem estava certa ;) 7 dias! E com certeza prefiro os 25 dias – flexíveis – de férias, não tem comparação, principalmente pra viajar e ir pro Brazuca! o/

  • Cris

    Adorei o post!! Tinha msm curiosidade e não conhecia essas regras todas…

    Mas td bem se eu continuar te perguntando, né, amiga?? rs

    Bjosss

  • Pai coruja

    Brilhante mais uma vez……..

    Tá ficando até chato de escrever isso.

    Ainda mais partindo de pai.

    Mas espero que eu seja, pelo menos um pouco, imparcial coma as artes de minha prole.

    Genial e atualissima a girlanda. Que todos os desejos dela que ainda não foram realizados o sejam, pelo menos nos próximos 117 anos.

  • Os nossos feriados são os muçulmanos, e eles sao definidos pela Lua, então voc6e tem uma idéia de quando eles vão ser, mas a definição vem mesmo no dia anterior ao dito cujo. Fácil prá se programar né?

    Além do mais, 25 de dezembro aqui, é dia de trabalho.

  • L.

    Claro que sim! Pode perguntar quando e o que precisar ;)

  • L.

    Pode escrever que faz bem pro ego viu? =) E amém pros desejos da guirlanda!

  • L.

    Oi Inaie, bem vinda ao blog!

    É, esse mundo que dá voltas tem muito mais nuances do que imaginamos quando estamos só no ovo do próprio umbigo né? Legal essa de ser só definido pela Lua, realmente deve dar trabalho pra se adaptar!

    Faz sentido ser dia de trabalho aí, mas sabe que trabalhando com pessoas do mundo inteiro, vi que todo mundo tem uns dias de folguinha e reflexão de uma maneira ou de outra =) O que importa é a maioria do lugar né? Dá pra você programar como dia de férias pra você por aí?

    Abraços!

Leave a Reply